Meus blogs internacionais

Tecnologia do Blogger.

Visite Blog RotaCinema

  • Capone - *País*: EUA *Ano*: 2020 *Gênero*: Biografia *Duração*: 101 min *Direção*: Josh Trank *Elenco*: Tom Hardy, Matt Dillon, Linda Cardellini e Kyle MacLachlan. ...
    Há 3 anos

Postagens populares

Basílicas importantes

Santa Maria delle Grazie a Naviglio

Localizada no Corso di Porta Ticinese (Alzaia Naviglio Grande), foi construída em 1556. Em 1719 um incêndio a destruiu, tendo sido completamente demolida para uma nova reconstrução em 1909.

Infelizmente, ela fica escondida entre as demais construções do bairro Navigli. O charme fica por conta do canal, construído no ano 1.100 para o transporte de mercadorias na cidade, que hoje conecta Milano a Pavia (cidade a 31 km de Milão ou 25 minutos de trem). Pavia é rica em patrimônios históricos. Sua grande atração é a Ponte Vecchio (Ponte Velha) sobre o rio Ticino.

Estação mais próxima: Porta Genova FS (M2 – verde).

A umas cinco quadras de distância está a bonita Parrocchia di. S. Maria di Caravaggio. A paróquia é bem mais jovem, foi inaugurada em 1911.

Voltamos para a estação Porta Genova e descemos duas estações à frente, na S. Ambrogio (também linha M2). Lá está a Basílica di Sant’ Ambrogio, na praça de mesmo nome.

Uma das quatro basílicas construídas pelo primeiro arcebispo milanês, Ambrósio, tem suas origens no século IV d.C e é um dos símbolos do cristianismo na cidade.

Seu interior é rico: há o sárcofago de Stilicone, afrescos e pinturas nas capelas e a parte do altar, que abriga talvez a maior obra de ate da basílica: uma grande urna de ouro, de idade carolíngia (século IX), que é uma das maiores expressões da arte ourivesaria lombarda.

A abóboda é decorada com um grande mosaico dourado com partes do século V e VIII e que representa o Redentor no trono.

Uma capela ao lado direito da basílica (cobra-se uma taxa) abriga outro grande mosaico: San Vittore in Cielo d’Oro e rodeado de outros mosaicos que representam Santo Ambrosio, São Gervasio e São Protasio.

San Maurizio al Monasterio Maggiore

Conhecida como a Capela Sistina de Milão, sua localização é próxima ao Duomo (12 minutos de caminhada), acesso pelas estações Cadorna FN ou Carioli (M1 – vermelha).

A belíssima igreja, completamente afrescada, em grande parte pelo pintor lombardo Bernardino Luini, fazia parte de um complexo muito mais vasto, que abrigada um monastério feminino de freiras beneditinas de clausura que recebiam as filhas das famílias abastadas de Milão a partir da metade do século XVI.

Na parte frontal, há um grande órgão e uma pintura do professor de Caravaggio, o quase desconhecido Simone Peterzano.

San Maurizio fica em uma área arqueológica importantíssima da cidade, no eixo do antigo Decumano Romano e o seu interior pode ser considerado um museu da arte pictórica lombarda.

Também quase à mesma distância do Duomo está a Basilica San Lorenzo (estação S. Ambrogio – M2 ou etação Missori – M3).

A basílica de origem milenar, já que sua origem é de época romana, conserva na Capela de Santo Aquilino, construída com o mausoléu imperial, mosaicos e decoração paleocristã (ou arte cristã primitiva, produzidas por cristãos entre os séculos II e V ou VI), que representam Cristo entre os apóstolos.

Apesar de ter passado por várias reformas, ainda conserva uma área subterrânea que dá acesso às antigas fundações romanas (descendo pelas escadas atrás do altar da capela).

A grande aventura

Visitas (últimos 7 dias)